Embora seja uma terminologia de startups, o pitch é uma ferramenta de comunicação, usada por empreendedores (em geral) para “vender” suas ideias e projetos e atrair investidores.

É uma apresentação curta, com tempo determinado entre 1 e 7 minutos, com algumas variações, dependendo da modalidade e das intenções, que deve trazer informações que sejam capazes de chamar a atenção de quem ouve.

O Pitch é, portanto, a ponte para as oportunidades.

O QUE DIZER NUM PITCH?

Seja específico sobre a solução que você traz e se possível, mostre uma alternativa inovadora. Quanto maior for a dor a atacar, mais ênfase se pode dar à ideia, produto ou serviço apresentado.

Se você fala para investidores, é importante destacar o tamanho do mercado e o potencial de crescimento de seu negócio, além, é claro, da exposição das estratégias para operação eficiente e de custo controlado.

Inclua falar sobre você, seu potencial, sua equipe e os experts que caminham junto com você.

E, por fim, formule sua necessidade, para que aqueles que escutam, saibam como ajudar, fazer parte, comprar.

Pitch é uma apresentação curta com objetivos muito bem definidos que tem esse nome inspirado no arremesso certeiro e ligeiro do baseball – a popular jogada de mestre.

É usado para atrair investidores, conquistar clientes, fechar vendas, construir parcerias, desafios pertinentes a todos os ramos de negócios, em especial às startups.

O PITCH É UM MEIO, NUNCA UM FIM

Com um deck de argumentos envolventes, o empreendedor mostra a visão geral do negócio e  isso o encaminha para os desdobramentos dos seus objetivos.

Há um elenco de informações que facilitam o entendimento entre os interlocutores, ou seja, falar sobre o problema, as oportunidades, a solução, o mercado, as estratégias, a forma de monetização, a equipe e, por fim, as necessidades e expectativas.

ATENÇÃO À SUA COMUNICAÇÃO

É preciso cuidar da comunicação verbal para que seja clara e concisa.

Um dos critérios de avaliação de um bom pitch é respeitar o tempo estabelecido que, convencionalmente, gira entre 3 a 5 minutos, embora haja variantes de 1 minuto até 7 minutos – mais que isso não é pitch.

Cuidar da apresentação visual é muito importante: evitar slides com excesso de texto, sem imagens ou com imagens demais.

Não é aconselhável usar jargões que impeçam o entendimento de quem não é da área, assim como não se deve aprofundar nas especificações técnicas – a ideia é impactar, simplificar e despertar o interesse da audiência.

PARA FINALIZAR, SEJA OBJETIVO

Encerrar com as necessidades e o pedido objetivo é também uma forma de mostrar que tem clareza das estratégias e planos em sequência.

Quando o empreendedor não conhece suas prioridades, o investidor não se empenhará em ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.